10 ANOS DE HISTÓRIA
A CASA foi inaugurada em Dezembro de 2008 por D. Maria do Rosário, responsável pela pastelaria e seus 2 filhos: Eugénio Viana, que assumiria a cozinha e a gestão diária do espaço, e António Viana, responsável pela gestão financeira do empreendimento.
A CASA foi concebida como um espaço diferenciado na Ilha do Faial em que habitantes da Ilha e turistas pudessem estar, conviver e deixar-se ficar num espaço confortável e aconchegante, e saborear doces e salgados elaborados a partir de receitas de família.
Mais tarde, foram introduzidos pratos para almoço e jantar à ementa dentro do conceito de Cozinha de Mercado: o menu não é fixo porque os pratos são confeccionados de acordo com a oferta de produtos no dia-a-dia, dando prioridade a produtos de época, regionais, frescos e orgânicos.
CURIOSIDADE: Por causa da grande oferta de chás da CASA, mais de 100 tipos entre os pretos, vermelhos, brancos, verdes e florais ou herbais, o espaço ficou logo conhecido como a "Casa de Chá" da Horta, mesmo que a oferta do cardápio fosse muito além do chá.
O ESPAÇO CASA
A CASA é um projeto da hÔm Arquitetura. O espaço interior privilegia o uso da madeira e das cores que enquadram, por meio de paredes e janelas de vidro, o fabuloso jardim na parte de trás do edifício.
São vários os espaços da CASA: a sala do bar, com uma mesa baixa e um grande banco redondo que lembra os rituais marroquinos de chá, a sala principal com mesas redondas, cadeiras confortáveis e muita luz com vista para o jardim, a sala de exposição, leitura ou jogos, com pufs e mesas baixas, o as mesas do jardim, a pérgola do jardim e o terraço sobre a CASA com vista para o Pico que funciona apenas em épocas quentes.
A EMENTA


Friendly
Veggie &
Vegan
Elaborado por Eugênio Viana, a Ementa da CASA contempla opções para lanches, petiscos, almoços e jantares. Entre os pratos do menu fixo destacam-se as torradas, tostas e sanduíches que misturam sabores dos Açores com outros ingredientes como o queijo de S.Jorge com pesto ou o Atum com tomate, as pizzas caseiras e os wraps.
As outras opções, como as saladas, as sopas, os salgados e os pratos do dia, variam a cada dia de forma a priorizar a utilização de produtos regionais, frescos, orgânicos e de época. Entre eles, destacam-se as chamuças vegetarianas, o strudel de vegetais, a feijoada vegetariana, o caril de grãos, o empadão de legumes e as sopas de aipo e de tomate.
A Ementa é prioritariamente vegetariana e há muitas opções veganas.
Os famosos doces da CASA são elaborados por André Costa a partir das tradicionais receitas de D. Maria do Rosário Oliveira Martins, e a oferta varia a cada dia. Não deixe de provar o Bolo de Chocolate, A Tarte de Maçã e o Bolo de Figo.
O menu de bebidas é formado por mais de 100 tipos de chás, chás frios da CASA, bebidas com café e/ou leite, sumos naturais, cocktails e vinhos.
CULTURA NA CASA
Desde a sua inauguração que a CASA pretende ser também um lugar de fomento e difusão cultural. Em seus espaços já foram realizados Saraus, Concertos, Exposições, Workshops, Quizz Night, entre outros eventos. A CASA disponibiliza livros, jogos e revistas para quem quiser utilizar no local e tem à venda produtos culturais produzidos por agentes e associações culturais dos Açores. Para saber mais e conhecer a agenda cultural, clique aqui.
Não perca novidades, promoções, programas culturais e eventos da CASA.
FOTOS DA CASA